Vaticano quer padres no mundo digital.

Vaticano quer padres no mundo digital.

Tema escolhido para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2010




O próximo Dia Mundial das Comunicações Sociais celebrado pela Igreja Católica terá como tema “O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos meios a serviço da Palavra”.
O anúncio foi feito esta Terça-feira pela sala de imprensa da Santa Sé.
O 43.º Dia Mundial das Comunicações será celebrado a 16de Maio de 2010. Esta foi a única celebração mundial decidida pelo Concílio Vaticano II (Inter Mirifica, 1963).
Segundo o Conselho Pontifício das Comunicações Sociais (CPCS), a celebração que levar os padres a considerar os novos meios de comunicação como um “possível grande recurso para o seu ministério, ao serviço da Palavra”. Outro objectivo encorajar os sacerdotes “na sua vivência dos desafios surgidos com a nova cultura digital”.

“Quando empregues com sabedoria, os meios digitais modernos podem ser um instrumento de verdadeira e profunda evangelização e comunhão: será uma nova forma de evangelização, para que Cristo penetre nas nossas cidades”, assegura o Conselho Pontifício.
Em pleno Ano Sacerdotal, e na sequência do último Sínodo dos Bispos, dedicado à Bíblia, o comunicado da Santa Sé considera que ao familiarizar-se com “os novos instrumentos mediáticos, sacerdotes e agentes pastorais podem desfrutar da riqueza de seus dados e conteúdos, que facilitam a colaboração e a comunhão”.
“Graças a eles, quem prega e divulga o Verbo da vida pode alcançar com palavras, sons e imagens – verdadeira e específica gramática expressiva da cultura digital – pessoas e comunidades de todos os continentes, para criar novos espaços de conhecimento e diálogo, propondo e realizando itinerários de comunhão”, prossegue o CPCS.
A mensagem para este dia é publicada todos os anos a 24 de Janeiro, por se celebrar a memória litúrgica de São Francisco de Sales, padroeiro das comunicações sociais.


Agência Ecclesia


http://www.comshalom.org/blog/carmadelio/5853-vaticano-quer-padres-no-mundo-digital