Congresso Teológico Internacional será transmitido pela internet

Rádio Vaticano


A Congregação para o Clero comunicou hoje que o Congresso Teológico Internacional "Fidelidade de Cristo, fidelidade do Sacerdote", nos dias 11 e 12 de março, será transmitido pela Internet, no site www.annussacerdotalis.org.

Todas as palestras do evento, que se realiza na Sala Magna da Pontifícia Universidade Lateranense, estarão disponíveis no portal. Bispos, presidentes de Comissões para o Clero, moderadores de Institutos e associações clericais, formadores do clero e naturalmente, os sacerdotes primeiros e principais responsáveis de sua formação permanente, estão convidados. O programa será aberto com uma conferência do Cardeal Cláudio Hummes, Prefeito da Congregação para o Clero.
Cristologia, Identidade Sacerdotal, Cultura Contemporânea, Mariologia, Mutações Antropológicas, Hermenêutica da Continuidade, serão alguns dos temas do primeiro dia. Dom Filippo Santoro, Bispo de Petrópolis, fará palestra intitulada “Do Ser à Função: Pela Missão”.
Serão abordados também aspectos pastorais e jurídicos; a espiritualidade do ministério sacerdotal, perfis histórico-doutrinais e psicoespirituais do celibato eclesiástico; castidade, virgindade, carisma institucional.
Na conclusão, falará o Secretário da Congregação para o Clero, Dom Mauro Piacenza,seguido pelo Cardeal-Prefeito, Dom Cláudio Hummes



Ano Sacerdotal será tema de Congresso Teológico Internacional


Vatican Information Service, com tradução de CN Notícias


No marco do Ano Sacerdotal, acontece um Congresso Teológico Internacional na Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, com o tema: "Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote". O evento será nos próximos dias 11 e 12 de março.

Segundo um comunicado da Congregação para o Clero, promotora do evento, "estão convidados principalmente os bispos presidentes das Comissões para o Clero, os Supremos Moderadores dos Institutos e das Associações Clericais, os formadores do clero e os próprios sacerdotes, primeiros e principais responsáveis da própria formação permanente".

Das três sessões do Congreso, duas estarão dedicadas à identidade sacerdotal e sua relação com a cultura contemporânea e uma à liturgia e ao celibato. Além do Cardeal Cláudio Hummes, O.F.M., e do arcebispo Mauro Piacenza, respectivamente prefeito e secretário da Congregação para o Clero, intervirão o prefeito da Congregação para a Educação Católica, Cardeal Zenon Grocholewski; o prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Cardeal William J. Levada, e o prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Cardeal Franc Rodé, C.M.

Entre os palestrantes, estão os Arcebispo de Bolonha (Itália), Cardeal Carlo Caffarra; o prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, Cardeal Antonio Cañizares Llovera; o prefeito do Tribunal Supremo da Assinatura Apostólica, Arcebispo Leo Burke, e o Arcebispo de Utrecht e primaz da Holanda, Willem Eijk; o Bispo de Petrópolis (Brasil), Filippo Santoro; o Bispo de Regensburg (Alemanha), Gerhard Müller, e o Bispo de La Spezia-Sarzana-Brugnato (Itália), Francesco Moraglia.

Está previsto que na sexta-feira, 12 de março, Bento XVI receba em audiência aos participantes do Congresso.

Fonte:
http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=275724