I Congresso Missionário Nacional de Seminaristas



PONTIFÍCIAS OBRAS MISSIONÁRIAS – CENTRO CULTURAL MISSIONÁRIO 
COMISSÃO EPISCOPAL PASTORAL PARA A AÇÃO MISSIONÁRIA 
COMISSÃO EPISCOPAL PASTORAL PARA OS MINISTÉRIOS ORDENADOS

1º CONGRESSO MISSIONÁRIO NACIONAL DE SEMINARISTAS

Brasília, 4 a 10 de julho de 2010
Nestes últimos anos no Brasil, muitos seminaristas maiores revelaram-se particularmente sensíveis à questão missionária. Há cinco anos o Centro Cultural Missionário de Brasília vem organizando cursos de formação missionária, com a finalidade de introduzi-los ao estudo da teologia da missão, mediante a abordagem de questões fundamentais, fortalecê-los em sua consciência missionária e iniciá-los a uma prática evangelizadora próxima, inculturada, com horizonte universal.
Esses cursos se multiplicaram pelos Brasil afora em nível Regional, assim como outras iniciativas tais como missões de férias, jornadas missionárias, eventos de animação missionária envolvendo seminaristas, etc. Em numerosos seminários, surgiram Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISEs).
Aparecida convida todo Povo de Deus a assumir decididamente a caminhada latino-americana pós-conciliar, a opção pelos pobres de Medellín (1968) e Puebla (1979), a inculturação e a opção pelos outros de Santo Domingo (1992) e colocar a missão no centro de suas atividades pastorais. Com efeito, ao impulsionar a missão estamos preparando a Igreja no Brasil para “uma nova primavera da missão ad gentes” (DAp 379).
Por ocasião do Ano Sacerdotal, pareceu-nos oportuno promover um evento que fosse avaliação da caminhada feita e articulação, reflexão, compromisso e avanço em vista de uma formação presbiteral profundamente missionária.

OBJETIVO GERAL:

Ajudar os seminaristas do Brasil a assumir a dimensão missionária universal da vocação cristã e presbiteral.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • aprofundar as motivações aptas a abrir os seminaristas para o horizonte da missão universal;
  • discutir com os representantes dos seminaristas e formadores o modelo de formação atualmente em vigor à luz das urgências da missão universal e das diretrizes da Igreja.
  • evidenciar o “modo missionário” de viver o ministério presbiteral no mundo de hoje;
  • incentivar a criação e a articulação de Conselhos Missionários de Seminaristas;
  • aproximar as casas de formação da atividade de animação missionária dos Conselhos Missionários Regionais e Diocesanos;
  • suscitar o desejo de realizar eventos missionários para seminaristas em nível regional;
  • promover vocações missionárias ad gentes entre os seminaristas do Brasil.

TEMA:    FORMAÇÃO PRESBITERAL PARA UMA MISSÃO SEM FRONTEIRAS.

LEMA:     CHAMADOS PARA ESTAR COM ELE E ENVIADOS (MC 3,14).