O Renasem é agora!

“Esta é a vitória que vence o mundo: a nossa Fé” (1 Jo 5,4)

Na pequenina cidade de Queluz-SP, há 30 anos, iniciava uma obra de Deus: o Renasem (Retiro Nacional para Seminaristas). Lá, foi plantada uma semente que germinou, cresceu e deu frutos ao longo destes anos de existência.

De 7 a 11 de janeiro, na condição de coordenador estadual do Ministério para Seminaristas, tive a alegria de – junto com uma excelente equipe – acolher, na cidade de Campinas-SP, o 33º Renasem, em sua edição comemorativa dos trinta anos!

Campinas se tornou o coração do Brasil! Eram diversos sotaques, culturas e maneiras de proceder, era “cada um com seu cada qual”, entrementes todos falavam a linguagem do amor, pois um só é o Espírito que nos conduzia (Cf. I Cor 12,4-7).

Os dias de Retiro chegaram ao fim, no entanto o Renasem deve permanecer vivo no nosso dia-a-dia, nas nossas vocações:

Recordo-me, até hoje, das minhas aulas de latim, em que a professora, apaixonada pela língua – diga-se de passagem, afirmava: “Como eu tenho saudade de ouvir, ao final da missa, a expressão: ‘Ite, missa est’”. Ela dizia que existem inúmeras traduções para esta pequenina frase, porém a que mais a agradava era: “Ide, a missa é agora!”, pois dá a anteder que, ao findar da missa, inicia-se nossa missão!

Este é o sentimento que trago no coração: o Renasem não termina na missa de encerramento, mas continua vivo no coração daqueles que participaram, dando um novo sentido à caminhada e encorajando a dizer sempre “Sim” ao projeto de Jesus.

O Renasem é um oásis no meio dos desertos que vivenciamos! Para o povo que caminhava por muitos dias sob o sol escaldante, encontrar um oásis era a oportunidade de refazer as forças, beber água límpida, recompor-se, para, então, seguir a caminhada. Neste sentido, o Renasem é a oportunidade de fortalecer a nossa jornada!

Diante de todas as maravilhas que pudemos contemplar nestes dias de retiro, diante das graças que o Senhor derramou em tantos corações nestes 30 anos de história, diante da honra de poder sediar a Festa dos 30 anos em nosso estado, nós podemos proclamar com o coração cheio de alegria e saudade: “Até aqui o Senhor nos conduziu!” (I Sm 7,12).

Seminarista Daniel Antonio do Carmo
Diocese de São Carlos
Coordenador Estadual do Ministério para Seminaristas – RCC-SP