Carta Circular 2014.01


Caruaru, 03 de fevereiro de 2014 

Seja a Cruz a tua maior inspiração! 

     Amado irmão seminarista, Graça e Paz! 
  Nesses primeiros dias do ano de 2014, o Senhor nos deu a graça de vivermos um verdadeiro derramamento do seu Espírito. Foram dias de muita oração e entrega a Deus. Como foi especial aquele retiro da coordenação do RENASEM em Palmas – TO, lá coração do Brasil! Vivemos dias históricos, os quais ficarão registrados nas nossas mentes e corações. 
   “Conservar a Unidade do Espírito pelo vínculo da paz” (Ef 4,3). Essa é a moção profética que o Senhor nos dar para assumi-la como projeto de vida. Ainda no retiro da coordenação, fomos convidados a abraçar à cruz como entrega de amor a Deus e aos irmãos. Entendemos que precisávamos pagar um preço para juntos vivermos esta unidade. Mas não pensávamos que o preço fosse tão alto. Aconteceu no dia 12 de janeiro de 2014 um grave acidente com o carro que transportava os irmãos da coordenação, mudou todo o nosso planejamento. Percebemos que não há unidade sem cruz. “Tudo passa pela cruz!” Ofertamos a Deus o nosso querido irmão Luiz Gustavo Eccel (Seminarista da Arquidiocese de Florianópolis – Coordenador Estadual do Ministério para Seminaristas – SC), disse o Pe. Reginaldo (Pregador do Retiro da Coordenação) “perdemos um amigo aqui na terra, mas ganhamos um intercessor no céu”. 
    Esses dias quando rezava pedindo ao Senhor uma palavra de conforto, Ele me mostrou esse direcionamento: “É chegada a hora em que será glorificado o Filho do Homem. Em verdade, em verdade, vos digo: Se o trigo que cai na terra não morrer, permanecerá só; mas se morrer, produzirá muito fruto” (Jo 12, 23-24). Sentimos o poder da Palavra. Hoje, começamos a entender o que Deus quer para nós nesse novo tempo. Vivemos o RENASEM da cruz, da mortificação! Choramos a dor da partida, porém, certos da ressurreição em Cristo, celebramos a vida que vence a morte, a luz que dissipa as trevas e nos devolve a salvação! 
     Todos nós, ganhamos uma vida nova em Jesus Cristo, não somente aqueles que estavam no acidente, mas todos, fomos regenerados e lavados no Sangue de Jesus. Agora, mas uma vez o Senhor nos concede a graça de sermos homens novos, assim como dizia a letra da música tema deste XXXIV RENASEM: “No coração do Brasil, homens novos se levantarão; no coração do Brasil, homens santos se consagram a Deus”. E quem nos garante vida nova é o Espírito Santo de Deus. “Se vivemos pelo Espírito, pelo Espírito pautemos também nossa conduta. Não sejamos cobiçosos de vanglória, provocando-nos uns aos outros e invejando- nos uns aos outros” (Gl5, 25-26). 
     Caríssimo irmão, é chegada a hora da maturidade, o RENASEM já tem mais de 30 anos. Precisamos levar muito sério o nosso chamado. O Senhor nos pede santidade, vida de doação e unidade com os irmãos. Sejamos dóceis ao Espírito que nos faz UM em Cristo. Quando rezamos ao Espírito pedimos: “fazei que apreciemos retamente todas as coisas”. Peçamos a graça de fazermos bem todas as coisas e que “tudo concorra para o bem daqueles que amam a Deus”. Pedindo com sinceridade de coração, Ele que não despreza um coração arrependido, nos concederá a purificação do corpo e da alma.  
    Que este ano de formação, seja para nós, um tempo de clareza e discernimento maduro ouvindo profeticamente o sopro do Espírito. Não nos deixemos levar pelas fofocas, intrigas e invejas. Pelo contrário, sejamos homens da comunhão fraterna, sendo suportes uns para os outros na humildade e mansidão. 
Por fim, desejo que a Cruz Sagrada seja a vossa maior inspiração! Não tenhamos medo de subir na cruz e junto com Ele sermos crucificados para com Ele sermos glorificados. 
     Que a Virgem das Dores, nossa querida Mãe, Ela que esteve o tempo todo junto ao seu Filho pregado na cruz, esteja também junto a nós, durante todos os dias deste ano! 
“Senhor, suba minha oração como incenso em tua presença, minhas mãos erguidas como oferta vespertina” (Sl 141, 2). 
     Um caloroso e fraterno abraço do seu irmão em Cristo.  

William Francisco da Silva Seminarista da Diocese de Caruaru – PE Coordenador Nacional do Ministério para Seminaristas – RCC – Brasil