Ministério para Seminaristas marca presença, com mais de 30 seminaristas, no ENF 2014


O Encontro Nacional de Formação (ENF) é um evento realizado pela Renovação Carismática Católica e reúne anualmente milhares de pessoas que buscam, além de formação, alimentar-se de Deus.

Santa Missa presidida por Mons. Jonas Abib
O ENF 2014 realizou-se entre os dias 22 e 26 de janeiro em Aparecida – SP e reuniu mais de 8 mil pessoas, provindas de todos os estados brasileiros. O encontro teve início na noite do dia 22 e seguiu pelos dias seguintes com formação, oração e encontro por ministérios. Na sexta-feira foi o dia dos workshops. O dia teve início com a Santa Missa presidida pelo Monsenhor Jonas Abib e seguiu com todos encontrando-se em seus ministérios. No workshop de nosso ministério estiveram presentes cerca de 30 seminaristas, alguns tendo seu primeiro encontro com o ministério. Foi um momento de verdadeira partilha, de conhecer a família da qual fazemos parte. Pela manhã, todos nós seminaristas rezamos, deixamos Deus falar e partilhamos. À tarde tivemos um encontro junto com o Ministério Cristo Sacerdote.
Santa Missa no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida
O Ministério para Seminaristas foi o responsável pela Liturgia durante todos os dias, na Santa Missa no Santuário Nacional de Aparecida, nas missas no local do encontro e na adoração. 
Um momento muito marcante no evento foi durante a Santa Missa de sábado, dia 25, presidida por Dom Pedro Brito Guimarães, arcebispo de Palmas – TO, sede do XXXIV Renasem. Nosso querido irmão, intercessor no céu, Luiz Gustavo Eccel foi lembrado e homenageado. Pe. Leandro descreveu o amor de Luiz Gustavo por Deus, seguido pela Presidente do Conselho Nacional da RCC, Katia Roldi Zavaris. Por fim, nosso Coordenador Nacional, William Silva, partilhou sobre o Renasem vivido.
Além disso, algumas pessoas que conviveram com Luiz Gustavo conversaram com a assessoria de comunicação do Ministério para Seminaristas. Confira abaixo.
Jefferson de Moraes é Coordenador do Ministério Jovem Comarca de Itajaí – SC e conviveu com Luiz por 3 anos enquanto esteve no seminário e diante da pergunta sobre em que Luiz se destacou e o que ele mais deixava transparecer, ele respondeu: “A obediência ao Espírito Santo, ele era uma pessoa de grande oração. Era responsável por alegrar o ambiente, transbordando grande alegria, uma alegria que transmite o Espírito Santo. O Luiz Mergulhou no Espírito Santo. Além disso era muito devoto da Beata Elena Guerra.”
Jefferson de Moraes
Ministério Jovem Santa Catarina
A respeito da convivência de Luiz Gustavo com o Ministério Jovem, Jefferson comentou: “O Luiz era muito acessível aos jovens. No Jesus no Litoral ele foi admirado por seu carinho às coisas de Deus. Ele pregava muito aos jovens e, como era uma pessoa de avivamento, pregava muito o avivamento.”
“Vai fazer falta, meu Deus”, conclui Jefferson.
O Coordenador do Ministério Jovem Comarca de Itajaí – SC deixa ainda uma mensagem aos seminaristas: “Sejam obedientes ao Espírito Santo para que o batismo no Espírito Santo seja vital aos seminaristas. Todas as vocações que receberem a efusão serão avivadas”.
Conversamos também com Adriano José Mendes, Coordenador Estadual da RCC
Adriano José Mendes
              RCC Santa Catarina
Santa Catarina. Interrogado sobre o que caracterizava Luiz, Adriano disse: “Luiz foi um seminarista que verdadeiramente experimentou o Espírito Santo, colocando na prática a cultura de Pentecostes. Seu zelo, seu amor pela Igreja, pela RCC, pela Liturgia, eram frutos desta prática em sua vida.”
Segundo ele, Luiz tinha espirito missionário, o qual contagiava a muitos.
“O conselho estadual da RCC Santa Catarina é uma grande família, e eu, na condição de presidente, na madrugada que recebi a notícia, experimentei a dor de perder um filho, mas ao mesmo tempo a certeza de termos ganho um grande intercessor no céu”, afirmou.
Adriano ainda deixa uma motivação aos seminaristas do Renasem: “Com grande alegria estaremos mais uma vez acolhendo o Renasem e desta vez com uma alegria diferente, nova, pois será o Renasem da ressurreição, onde acreditamos que o Senhor completará na vida dos nossos amados seminaristas a obra iniciada no Renasem de Palmas. Deus abençoe a todos.”

O Renasem 2015 acontecerá entre os dias 12 e 16 de janeiro na Arquidiocese de Florianópolis – SC. 



Seminaristas que participaram do workshop