Pará irá sediar primeiro Renasem Regional

Um sonho do Coração de Deus

“O vento sopra onde quer e ouves o seu ruído, mas não sabes de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todo aquele que nasceu do Espírito.” (Jo 3, 8)
Assim foi o Ruah, que soprou sobre as vocações do Estado do Pará. O RENASEM Pará, tomou vida, a partir da obra da Providência Divina, quando três jovens seminaristas da Arquidiocese de Belém, impulsionados pelo Espírito, por meio de seu bispo, decidiram, participar do XXXIV RENASEM, Palmas, no Coração do Brasil.
O ardor apostólico vivenciado durante os dias do Retiro, não esmoreceu, e assim como os Apóstolos após terem recebido a força do Alto, no cenáculo, da mesma forma, no cenáculo estabelecido no Tocantins, recebemos este Amor, com força renovada, para expandir a obra iniciada pelo Senhor.
Após o retorno ao Pará, ainda a caminho, o entusiasmo pela realidade nova vivida, e a experiência de Pentecostes, fez com que os seminaristas se mobilizassem para que outros irmãos das diversas dioceses do Estado pudessem também, ter esta experiência com o Senhor. Mobilizando-se com seminaristas que já participavam de um Grupo de Oração no Instituto de Formação – no qual estudam os seminaristas das dioceses paraenses e do Amapá -, o sonho do RENASEM foi tomando forma; apoiado pelo diretor espiritual do Ministério para Seminaristas, D. Alberto Taveira, e por sacerdotes provenientes da RCC, ou que vivem a mesma espiritualidade – da qual também toma forma o nascente Ministério Cristo Sacerdote no Estado – o Ministério está se estruturando, reunindo mensalmente padres e seminaristas, para rezarem juntos clamando o Espírito Santo, como apóstolos da efusão, e preparando-se para seu I Retiro Estadual.
É pelo vento impetuoso do Espírito, que vivemos, portanto, padres e seminaristas, na expectativa, de grandes obras que o Senhor ainda está por realizar em nosso meio, dando graças e bendizendo seu Santo Nome, por seus feitos.


Colaboração: Alberto Felipe Mendes
Seminarista da Arquidiocese de Belém
Assessor para a Comunicação do Ministério para Seminaristas Pará