I Renasem Norte II: "Deus é bom!"

É esta a certeza que fica no coração da equipe de trabalho do Renasem Pará. O Ministério para Seminaristas do Pará é a cada dia confirmado pela graça de Deus, e isso quis o Senhor marcar, com a realização do I Renasem Norte II. Desde janeiro deste ano, nossos olhos já podiam contemplar o carinho de Deus, para conosco – seminaristas do Pará -,providencialmente Ele conduziu-nos para o XXXIV Renasem, em Palmas – TO, e de lá para cá, foi formando em nosso corações um desejo ardente de poder partilhar com nosso irmãos do Estado a graça recebida no Retiro.
Sempre motivados por nosso querido pastor D. Alberto Taveira, seguimos em frente, na ousadia do Espírito, própria daqueles que se abrem à graça e aos dons do Alto. A Providência Divina em tudo cuidava de nosso Ministério, e então vivendo a graça da comunhão, uniu-se a nós, nosso querido irmão, Pe. Maurício Henrique, sacerdote da Arquidiocese de Belém; incansável e amigo, Pe. Maurício foi a mão generosa do Senhor a se estender a nós, e fazer-se um conosco. Pe. Wesney, sjs, sacerdote salvista também foi assíduo animador deste projeto de Deus – pois como dizemos no Ministério, o Renasem é Obra de Deus – sempre orando por nós, e fazendo todo o possível para nos impulsionar.
O Renasem mostrou a nós como o Senhor tem sede da salvação de nossas almas, e tudo faz para nos conquistar e nos amar. Muitas foram as dificuldades, em nossas casas de formação, na organização e arrecadação de colaborações para o retiro, mas mesmo sem nos darmos conta, já vivíamos o retiro semanalmente em nosso grupo de oração, em nossas orações, e até mesmo no grupo do WhatsApp, nosso sustento e fortaleza aconteceu na comunhão de oração e intercessão pela “Força da Cruz”, feita por tantos irmãos que desejavam estar conosco, mas não puderam, ali o Senhor já nos educava para a Unidade.
Aproximavam-se os dias do retiro e algumas preocupações temporais ainda nos tomavam, mas prosseguimos sempre confiantes no poder da oração e na Providência Santíssima. Durante os dias de nosso retiro, a graça da convivência e das exortações de nosso estimado irmão Pe. João Paulo Veloso (Pregador do Retiro) foram a voz do Senhor a nos educar, e nos expressar o Deus-amigo que se dirige a nós; o Senhor foi a cada dia cuidando de nós nos mínimos detalhes; e quando parecíamos esmorecer Ele nos erguia, assim foi no sábado à tarde, quando nós- que estávamos servindo – já um tanto esgotados, fomos surpreendidos pela visita de nosso querido D. José Luiz Azcona, que carinhosamente nos presenteou com chocolates e disse que iria passar uma horinha conosco, hora está sem dúvida, que foi para nós um Kairós, depois de ouvir seu testemunho sobre o Batismo no Espírito Santo, e orarmos com ele e por ele, saímos revigorados, em um dia que terminou quase à meia-noite, depois de uma noite carismática de muito louvor e adoração.
Chegava então os últimos momentos do Renasem, e nossos corações estavam jubilosos, e já na expectativa da continuação dessa graça, sentimento que tomou a todos, servos e retirantes; celebramos o encerramento com missa presidida por D. Alberto Taveira, seguida de almoço comemorativo, e quando já não esperávamos mais nada, diante de toda bondade e misericórdia do Senhor, Ele ainda nos surpreendeu, providenciando todo o necessário para os trabalhos pós-retiro, fomos tocados pela Providência; agraciando-nos também com a presença e reunião com o Conselho Arquidiocesano da RCC Belém, e uma radiante garça de comunhão que estabelecemos com o movimento. Diante de tudo isso e muito mais que vivemos neste dia, minhas débeis palavras não conseguem resumir toda graça senão proclamando que “Deus é bom”.


Erick Araújo
Seminarista da Arquidiocese de Belém 
Coordenador do Ministério para Seminaristas - Pará