Ministério para Seminaristas marca presença no ENF 2015



Entre os dias 21 e 25 de Janeiro na cidade de Aparecida, realizou-se mais uma edição do Encontro Nacional de Formação (ENF) da Renovação Carismática Católica. Com dias de oração, louvor, adoração e formação o ENF contou com mais de nove mil participantes neste ano.






No dia 21 ocorreu a missa de abertura do ENF 2015 presidida pelo  assessor eclesiástico da RCC do Brasil e arcebispo de Belém/PA Dom Alberto Taveira que convidou a todos os presentes a "entrarem nesse ENF com coração e ouvidos de discipulos!"







Dando continuidade ao evento o segundo dia foi dedicado a um convite intenso a voltarmos à essência da RCC, sermos carismáticos de fato e propagar a cultura de Pentecostes como bem frisou Michelle Moran, presidente do ICCRS. 













O Workshop do Ministério para Seminaristas contou com a presença de cerca de 30 seminaristas que puderam juntos partilhar um pouco da experiencia vocacional de cada um. Contamos também com a presença de Dom Pedro Brito, Arcebispo de Palmas/TO e  Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB. Dom Pedro dirigiu a cada um dos presentes uma bela reflexão acerca do chamado vocacional e da simplicidade como Deus age através de cada um daqueles que são seus. Por fim utilizou-se de orientações aos seminaristas dadas pelo Papa Francisco para pensarmos juntos o futuro da Igreja no Brasil.


O terceiro dia do ENF 2015 teve seu inicio com a Santa Missa presidida por Monsenhor Jonas Abib. Em sua homilia, Monsenhor Jonas refletiu acerca do chamado vocacional dizendo que "Ele te chamou pelo nome, assim como chamou cada um dos apóstolos. Seu ministério é um desígnio de Deus, com todo o peso da palavra desígnio".



No segundo dia de Workshop tivemos a presença de mais seminaristas e foi dada continuidade as partilhas vocacionais, seguida de momentos de oração por todos aqueles que ingressavam nos seminários este ano. Em um segundo momento os seminaristas se uniram aos sacerdotes presentes para uma reflexão sobre a "fraternidade sacerdotal" conduzida pela Pe. Eduardo Braga e Silva (Pe. Dudu).

Durante todo o evento os seminaristas estiveram a frente das celebrações liturgicas, auxiliando em seu preparo e estando a serviço conforme necessário. O ENF 2015 marcou a cada um dos seminaristas presentes como tempo do novo de Deus, que nos convida a vivermos e caminharmos conforme o Espírito